
O Menino de Olho D’Água, Editora Ática, José Paulo Paes e Rubens Matuck.
Era uma vez um menino... Assim começa um livro rico em imagens, conteúdo, sabedoria. Paes apresenta uma obra bonita, singela que desde o seu formato surpreende e encanta e temos o desenvolvimento de três artes que se completam: a poesia, a narrativa e a pintura.
Este livro foi por mim escolhido com muito cuidado e carinho por ser bastante adequado para se despertar o gosto pela leitura reflexiva, para a arte da pintura e o encantamento pela poesia, ao mesmo tempo em que aborda temas importantes como o desmatamento e suas consequências à uma determinada região em que a água, um recurso natural esgotável, realmente se acaba.
O texto se desenrola, enquanto o narrador conversa com o leitor, levando-o a participar de uma reflexão oportuna quanto ao uso racional da água, a agressão ao meio ambiente e a destruição da vida. A poesia é tratada com o cuidado do contador de história, bem do jeito que criança gosta.
O ponto alto do livro é a união de um menino (simbolizando a esperança) e um senhor idoso (simbolizando a experiência). Essa união é belamente traduzida em palavras, por José Paulo Paes, que escreve: “O começo e o fim da vida - para fazer com que o fim volte a ser um recomeço”.
Excelente leitura! Nós do 5º ano amamos esse livro!
Agora é mãos à obra para preparmos as produções para a Mostra Cultural, baseadas nesse livro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui sua pergunta ou deixe seu recado.